Um ganso sem bico, que foi encontrado em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, passou por uma cirurgia para receber uma prótese artificial em Santos. A ave estava há 47 dias sem comer sozinha. Essa foi a primeira vez que um exemplar da espécie passou por esse tipo de procedimento.
A ave é uma fêmea, jovem e foi encontrada bastante debilitada. Voluntários da ONG amigos do mar buscaram ajuda para conseguir uma prótese para que o ganso voltasse a viver normalmente e conseguiram ajuda de especialistas de Santos.
A peça em três dimensões (3D) foi produzida por uma equipe multidisciplinar que já realizou reconstruções faciais e outras próteses para animais no Brasil e no exterior.Com a projeção virtual, o bico foi confeccionado em Santos pelo especialista em odontologia forense Paulo Miamoto, em uma impressora 3D.
Após a cirurgia, a ave foi levada para o Vale do Ribeira pelo técnico ambiental Cristian da Silva, da ONG Amigos do Mar, que cuida do ganso. "Vou voltar para casa com ela totalmente reabilitada. É uma sensação de alívio, um momento muito alegre de realização de um trabalho e vamos ficar com uma gratidão enorme", falou. O ganso deverá ser devolvido a natureza dentro de 15 dias em uma lagoa no Centro de Ilha Comprida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário