terça-feira, 24 de maio de 2016

Telescópio Kepler (Sonda espacial)

A sonda Kepler consiste em um observatório espacial projetado pela NASA que deverá procurar por planetas extrassolares. Para esta finalidade, a sonda deverá observar as 100 000 estrelas mais brilhantes do céu por um período de quatro anos, a fim de detectar alguma ocultação periódica de uma estrela por um de seus planetas.

Kepler não deverá permanecer em órbita da Terra, mas sim em uma órbita de perseguição à órbita solar da Terra, a fim de que a Terra não oculte estrelas que estejam sendo observadas pelo observatório, além de este ficar distante das luzes da Terra. O observatório foi lançado em 6 de março de 2009.
A sonda tem uma massa estimada de 995 kg, e seu principal instrumento é um fotômetro de 0,95 metro de diâmetro. Ele tem um campo de visão aproximado de dois punhos fechados, na distância de um braço esticado. Deverá bater uma foto a cada três segundos e deverá custar em torno de 467 milhões de dólares.

                                     Objetivos científicos da missão :

 O objetivo da missão é explorar a estrutura e a diversidade dos sistemas planetários.

A missão Kepler também fornecerá dados para futuras missões da NASA semelhantes como a missão Space Interferometry Mission (SIM) e a missão Terrestrial Planet Finder (TPF), pois ela permitirá que:
+ Sejam identificadas estrelas que tenham características comuns e que possam ser hospedeiras de planetas, e assim submetê-las a uma pesquisa mais profunda.
+ Seja definido o volume de espaço necessário a ser pesquisado, otimizando a pesquisa.
+ A futura sonda SIM seja apontada para os sistemas estelares dos quais já se saiba que tenham planetas do tipo da Terra em suas órbitas.

domingo, 24 de janeiro de 2016

sábado, 23 de janeiro de 2016

Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno e irá alinhar no céu pela primeira vez em mais de uma década

Durante as próximas duas semanas, cinco planetas vão se alinhar para uma dança cósmica que vai deslumbrar todo o mundo.
Se você olhar no momento certo, a Lua também será uma parte do desfile cósmica.
lua com cinco planetas

Não há necessidade de telescópios ou binóculos para ver o evento,o melhor momento para olhar será a partir de sábado, 23 janeiro até o final da primeira semana de fevereiro.
O melhor horário para ver o evento será de cerca de 30 a 60 minutos antes do nascer do sol.
planetas orbitam
A lua vai primeiro emparelhar-se com Júpiter em 27 de janeiro e 28, então ele vai estacionar-se ao lado de Marte no dia 01 de fevereiro, Saturn em 3 de fevereiro, Venus em 5 de fevereiro, e, finalmente, Mercury em 6 de fevereiro.

Terra do espaço em tempo real através da ISS



Se a tela estiver escura é porque a ISS está passando por uma região em que está noite ou não há conectividade. 

Galeria de imagens #5

Essa é a NGC 6188, uma nebulosa localizada à 4.000 anos-luz da Terra

Galeria de imagens #4

Essa é a Nebulosa Laguna, que está localizada à 4850 anos-luz da Terra.

Galeria de imagens #3

A Lua em cores reais

Galeria de imagens #2

A Constelação de Órion nascendo por trás da montanha.

Galeria de imagens #1

Júpiter e algumas das suas principais luas: Io, Europa, Ganímedes e Calisto.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O Mundo Secreto dos Jardins - Trepadeiras

O Mundo Secreto dos Jardins - - Fungos

BORBOLETAS - O MUNDO SECRETO DOS JARDINS

AVES DE JARDIM - O MUNDO SECRETO DOS JARDINS

Aracnídeos: Aranhas, opiliões, escorpiões...

Fêmea de ganso ganha um novo bico, com a ajuda de uma impressora 3D

gansooo

Um ganso sem bico, que foi encontrado em uma praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, passou por uma cirurgia para receber uma prótese artificial em Santos. A ave estava há 47 dias sem comer sozinha. Essa foi a primeira vez que um exemplar da espécie passou por esse tipo de procedimento.
A ave é uma fêmea, jovem e foi encontrada bastante debilitada. Voluntários da ONG amigos do mar buscaram ajuda para conseguir uma prótese para que o ganso  voltasse a viver  normalmente e conseguiram ajuda de especialistas de Santos.

A peça em três dimensões (3D) foi produzida por uma equipe multidisciplinar que já realizou reconstruções faciais e outras próteses para animais no Brasil e no exterior.Com a projeção virtual, o bico foi confeccionado em Santos pelo especialista em odontologia forense Paulo Miamoto, em uma impressora 3D.
Bico foi projetado por designer em programa de computador (Foto: Cícero Moraes / Arquivo Pessoal)

Após a cirurgia, a ave foi levada para o Vale do Ribeira pelo técnico ambiental Cristian da Silva, da ONG Amigos do Mar, que cuida do ganso. "Vou voltar para casa com ela totalmente reabilitada. É uma sensação de alívio, um momento muito alegre de realização de um trabalho e vamos ficar com uma gratidão enorme", falou. O ganso deverá ser devolvido a natureza dentro de 15 dias em uma lagoa no Centro de Ilha Comprida.

Há um novo planeta no sistema solar

como seria o nono planeta

Uma análise da órbita de objetos na periferia do Sistema Solar, na zona habitada por Plutão, sugere a existência de um planeta grande, do tamanho de Netuno, a uma distância até 200 vezes maior que aquela entre a Terra e o Sol.
Ele foi reconhecido como um “perturbador massivo”, já que afeta as órbitas de vários e pequenos corpos celestes que o circundam. 
Vale ressaltar que o Planeta Nove ainda não foi visto diretamente. A confirmação de sua existência vem de uma dedução baseada na observação do movimento de planetas anões e de outros pequenos corpos celestes localizados no sistema solar exterior.
Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um "Planeta X", mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado no meio. Michael Brown, do Caltech, foi o primeiro a enxergar Sedna, o planeta-anão cuja descoberta culminou no rebaixamento de Plutão.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O UNIVERSO


Universo é tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria, incluindo todos os planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Os 5 metais mais preciosos do mundo.

Os planetas que podemos enxergar a olho nú

São apenas cinco os planetas que podemos enxergar aqui, na Terra, sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

.Resultado de imagem para mercúrio

                                     
Resultado de imagem para Vênus